Depois de alguns meses a pensar cheguei a uma formula simples e penso que pode funcionar:
P1 - Ataque (narra um pouco para nao ficar algo seco.)
p2 - Defende/Contra ataca (narra e tal e coiso)
Calculos:
Ora se p1 tem 10 de ataque e p2 tiver va 12 de defesa e defender o ataque, será cortado a meio o total de dano mas visto ter mais dois pontos de defesa tira-se mais um ponto ao ataque e assim o ataque fica reduzido a 4 pontos de dano e eis que entra um dado de 100 faces (google it, if you want) e caso calhe na casa dos 85 para cima é ataque critica ou seja dobra-se os pontos para..8 se calhar abaixo, nada acontece e resume-se o combate.
Ora se for contra ataque a formula é...a defesa nao conta para nada e os 10 pontos sao dados MAS antes de ser oficializado o dano sera rodado o tal dado de 100 faces (que corresponde a 100%) e caso calhe nas casas de 0-40 o contra ataque é feito, desviando automaticamente o ataque e dá um dano igual ao que era suposto ter recebido, tendo ou nao o mesmo valor de ATT.
Esta será possivelmente a formula mais simples mas que é capaz de nos levar longe até aparecer algo melhor ou que seja possivel concretizar aqui.
Mas havera outras nuances, desde a personagem ser ou nao dum certo tipo de Classe, por exemplo se tivermos a falar de Way of The Shadow a percentagem de contra ataque sobe mais 10% mas a defesa baixa e por ai fora.